QUE ESCOLA?

Também é no riso dos filhos que vemos o que a Escola lhes dá. No riso franco e imenso, na roupa gasta em poucas semanas, nas conversas entusiasmadas sobre os amigos, nas mirabolantes histórias que trazem, nas cantigas que repetem até nos esgotarmos de tanto ouvir. A Escola que queremos, que lhes faz bem, é aquela que se vê nesses sinais, a que os ensina a perseguir o sonho da felicidade.

E de que é feita essa Escola? A pergunta fica inevitavelmente sem resposta se procurarmos o sítio perfeito, a solução completa, ou a oferta à nossa exacta medida. Somatório de famílias com formas, visões e sonhos diversos, a Escola é resultado antes de ser origem e, por isso, precisa de se afirmar nos seus valores e de os fazer valer com absoluta coerência. E precisa de traçar um caminho de inteligência e propósito que tenha como principal inspiração e fim a felicidade dos seus alunos.

É, por isso, uma honra para a Beautiful Minds / Young Engineers Portugal ser parceira do Colégio Sol dos Pequeninos, uma organização que nos acolhe, desde o primeiro momento, num registo de profissionalismo exemplar e nos convidou para uma jornada de enorme exigência: colaborar no desenvolvimento do espírito crítico, da capacidade para imaginar, da apetência para encarar de modo positivo as novas situações dos seus alunos. Fá-lo-emos através dos nossos programas de educação para a Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, nos quais usamos blocos e componentes mecânicos LEGO® para os iniciar em matérias da Física, da Biologia, da Geometria, da Mecânica, etc. O nosso método combina, em doses especialmente desenhadas para a idade pré-escolar, educação e diversão, uma vez que o jogo é, por excelência, a nossa linguagem.

A boa conjugação de valores e percurso reconhece-se nas práticas diárias, na forma com nos saúdam, nos acolhem e nos entendem, mas mais ainda na intencionalidade pedagógica: na coerência que cimenta as escolhas, na autenticidade do projecto educativo, na verdade enquanto linguagem única da Escola.

Sabemos que a este desafio não se responde com menos do que excelência e aqui estamos para responder afirmativamente ao investimento corajoso do Sol dos Pequeninos.

José Cláudio Vital
Professor e COO de Beautiful Minds STEM / Young Engineers Portugal